Tudo.ao.mesmo.tempo.agora

Review: Lost 6×12 – Everybody Loves Hugo

Posted on: 15/04/2010


Tenho certeza que estou em minoria quando eu digo que o episódio “Everybody loves Hugo” não me empolgou. Antes que vocês joguem pedras, deixem-me explicar. Não é que tenha sido ruim. Pelo contrário, teve momentos muito bons. Mas foram só isso: momentos. Algumas cenas que eu pensei “Nossa, agora vai!” e não foi.

Acho que parte deste meu desapontamento vem da mesma sina que sofreu o 6×10 – The Package: veio logo depois de um episódio sensacional. Eu já sabia que o episódio que sucedesse o brilhante Happily Ever After da semana passada ia ter uma responsabilidade enorme de manter o mesmo nível de tudo, seja ritmo da trama, roteiro, atuação, enfim, tudo. E o episódio do Hurley simplesmente não conseguiu chegar lá. Eu assisti ao episódio ao vivo e acompanhei as discussões durante a exibição do mesmo nos fóruns e eu realmente não consegui entender toda a empolgação dos fãs. Sei lá, vai ver que sou só eu que penso assim.

Não quero chamar este episódio de filler porque ele realmente não foi isso. O filler da temporada foi o episódio da Kate. Mas mesmo assim, Everybody loves Hugo me passou esta sensação. Não um tapa-buraco exatamente, mas apenas uma ponte, assim como The Package.

Claro que avançamos na trama: A Ilana explodiu a la Arzt (o que foi MUITO legal), descobrimos o que são os temidos sussurros da ilha (alguém mais ficou meio, sei lá, desapontado com a explicação? Acho que eu fiquei porque eu esperava diferente do que eu já pensava), tivemos a tão esperada reunião dos dois grupos dos Losties e foi reafirmado que o Desmond é MUITO importante (mesmo parecendo um stalker/assassino nos flashsideways). Ah, e não posso deixar de mencionar as participações especiais de Michael e Libby, é claro.

Mas onde que o episódio nos deixou na trama?

Depois que a Ilana explodiu – que para mim foi uma das cenas mais legais do episódio, porque foi muito deja vu da morte do Arzt – Richard e o resto vão buscar mais dinamite no Black Rock para explodirem o avião. No entanto, Hurley – instruído por Michael – chega lá primeiro e explode o Black Rock, o que quase enlouquece o Richard. Michael lhe disse que se eles explodissem o avião, muita gente ia morrer e o culpado seria o Hurley. Então Hurley dá cabo da única arma que eles tinham e diz que o plano agora é ir conversar com o Fake Locke. Muito paz e amor da parte dele. Isso divide o grupo: Jack, Sun e Frank vão com o Hurley, enquanto Ben e Miles vão com Richard para Dharmaville tentar resgatar algumas granadas. O Jack, aliás, estava bem agradável neste episódio e não me incomodou em nenhum momento. Milagre.

Enquanto isso, Sayid leva Desmond para o Fake Locke, que leva o escocês para dar uma volta na ilha. O passeio deles termina em um poço, onde Fake Locke explica que é um dos pontos de concentração de energia eletromagnética da ilha. Durante a conversa, Locke lhe pergunta por que ele não está com medo e Desmond lhe responde com outra pergunta: para que ter medo? A conversa termina com Des no fundo do poço – literalmente – e a prova de que o Fake Locke tem pânico do Desmond e que Widmore realmente está certo em dizer que o escocês é a única esperança. Pelo menos foi o que eu entendi.

Michael revela o mistério dos sussurros da ilha: são as pessoas que morreram lá e não conseguiram seguir em frente. Whatever.

Enquanto isso, nos flashsideways, Hurley, o cara mais sortudo do mundo, encontra Libby por acaso em um restaurante. Só que ela é louca – literalmente, já que ela mora num hospício – e vem com um papo muito estranho de que eles já se conhecem. Hurley fica desapontado quando descobre que a mulher linda que está dando em cima dele é louca, mas Desmond está lá para salvar o dia e encorajá-lo a procurá-la novamente.

Libby conta que levava uma vida normal, quando um dia viu um comercial do Hurley na TV e desde então começou a se lembrar de uma outra vida, onde ela esteve em um acidente aéreo. Hurley acha que ela é louca até que ela o beija e ele começa a se lembrar de tudo também. Ah, o amor!

A última cena do episódio, entretanto, foi um tanto quanto intrigante. Desmond fica de tocaia na frente da escola em que Ben, Arzt e Locke trabalham até que o pobre John Locke, em sua cadeira de rodas, sai do prédio e tenta atravessar a rua. Aí sabe o que o Desmond faz, o louco? Ele atropela o Locke e vai embora! Como se a vida do John não fosse ferrada o suficiente!

Maaaas, eis que acontece uma coisa estranha nesta cena. Eu tive a impressão de que o close no rosto do Locke pós-acidente foi IDÊNTICO à cena quando o pai dele o empurrou janela abaixo em The Man From Tallahassee na terceira temporada. Poderia ser que esta é uma forma de o destino está se auto-corrigindo? Porque, como vocês devem lembrar, nesta realidade John e o pai aparentemente se dão bem, já que a Hellen queria convidá-lo para o casamento. Talvez Locke tinha que passar por esta experiência de quase-morte de qualquer forma.

Ou eu estou viajando e o Desmond só queria que Locke sentisse o que ele sentiu. Mesmo assim… foi tudo muito estranho.

Estão vendo o que eu quis dizer? Não é que o episódio tenha sido ruim. Ele teve seus momentos. E só.

Mas sinceramente, depois do fenomenal Happily Ever After seria muito difícil que um episódio do Hurley chegasse aos pés dele – sem nenhuma ofensa ao Hurley, é claro. Mas convenhamos que a maioria esmagadora dos episódios icônicos (tirando as season finales) são do Desmond, do Locke e do Jack.

 

 

1 Response to "Review: Lost 6×12 – Everybody Loves Hugo"

Cara Luciana, achei vc perfeita em sua colocação. Tb entendi da mesma forma que vc. Porém, como grande fã do Desmond que sou, concordo com vc e acho que ele seja um dos principais e mais importantes personagens desta trama. Tb concordo plenamente com o que disse sobre o drama do Locke, mas não acho que o Des tenha dado uma de louco, não. Acho que esse “novo” (depois que o Oceanic 815 não cai mais e pousa em L.A.) talvez seja derivado do “Fake Locke do mal” (fumaça preta) e por isso Des, no seu destino de “concertar” o passado, vem com a missão de eliminas o novo Locke (derivado do mal) para que as “duplicações de linhas do tempo, de vidas, parem de ocorrer… vc que estou viajando muito? Um grande abraço.

Deixe um comentário

Blog Tudo.ao.mesmo.tempo.agora

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Categorias

Mais Avaliados

Blog Stats

  • 29,733 hits
