Tudo.ao.mesmo.tempo.agora

Oscar 2010: Avatar x Guerra ao Terror

Posted on: 12/03/2010


Foi um duelo de Titãs.

A noite do último dia 7 de março apresentou a batalha travada por James Cameron e Kathryn Bigelow com seus respectivos filmes Avatar e Guerra ao Terror. Neste post, vou falar apenas destes dois filmes, pois além de serem os únicos indicados que eu tive tempo de assistir, foram os personagens principais da noite.

Avatar era o favorito absoluto na maioria das nove categorias em que estava concorrendo e também não era para menos. Aclamado pela crítica, o filme de James Cameron entrou para a história com a maior bilheteria de todos os tempos, ultrapassando até o filme Titanic (1997), do mesmo diretor. Exibido em 3D, Avatar conta a história do fuzileiro naval paraplégico Jake Sully (Sam Worthington) que é enviado ao planeta Pandora para substituir seu irmão em uma missão. No entanto, para andar livremente pelo planeta e fazer contato com o nativos, ele utiliza um Avatar, que é um outro corpo com DNA humano e DNA dos Na’vi.

A forma que James Cameron escolheu para nos apresentar ao planeta Pandora, com sua fauna e flora riquíssimas é impressionante. Tudo parece real. Há muitos momentos em que você não consegue distinguir o que foi criado por computador e o que não foi, principalmente nas cenas em que humanos e Na’vi contracenam juntos.

Uma palavra simples para descrever o filme é lindo. Encantador também cai como uma luva. Eu não tive a oportunidade de ver no cinema, infelizmente, mas se na tela do computador eu achei maravilhoso, na telona do cinema deve ter sido uma experiência cinematográfica única e inovadora.

Já Guerra ao Terror, é um longa-metragem completamente diferente. Retrata a vida de um esquadrão anti-bomba no Iraque e conta de forma muito sutil como a guerra afeta a mente humana. Enquanto uns têm pavor e contam os segundos para irem para casa, para outros – como o protagonista William James (Jeremy Renner) – a guerra se torna um vício, assim como a constante descarga de adrenalina que o trabalho praticamente suicida que ele encara todos os dias provoca.

O roteiro do filme é excelente, a fotografia, edição, tudo é ótimo. No entanto, Guerra ao terror não me empolgou tanto quanto Avatar. Talvez porque eu não seja fã do gênero ou simplesmente porque Avatar trouxe um universo totalmente novo e encantador..

Nos aspectos técnicos, eu concordo que Guerra ao Terror mereceu todas as seis estatuetas que levou para casa, incluindo a de melhor direção e melhor filme. A diretora Kathryn Bigelow – ex-mulher de James Cameron – entrou para a história como a primeira mulher a vencer nesta categoria.

Avatar foi tecnicamente perfeito nos efeitos especiais, concordo. Mas foram justamente estes efeitos que tornaram o filme tão emocionante de se ver. Você consegue se sentir dentro da história, quase respirando o ar tóxico aos humanos de Pandora. E olha que eu consegui sentir isso assistindo em casa, em uma tela pequena e em AVI.

Acho que este fato sozinho atesta para a excelência do filme. Não é o melhor filme que eu já vi, nem a melhor história. Mas que é uma experiência cinematográfica inesquecível, isso é.

Anúncios

4 Respostas to "Oscar 2010: Avatar x Guerra ao Terror"

Quero ver se assisto Avatar neste final de semana, pois até agora não deu para ir. Acredito que vou gostar.
Qto ao outro, eu não achei assim um filmão…

Eu não assisti nenhum dos dois pra ser franca.. mas entre uma luda e outra e um trailler e outro eu achei q Avatar recebeu as estatuetas merecidas.. Como vc bem salientou no post oq impressiona são os efeitos visuais e ele ganhou em todos os quesitos referenntes a isso, o que foi muitissimo merecido. Mas guerra ao terror é de uma qualidade social, e o roteiro são dignas da estatueta de melhor filme. Isso sem contar o seu pioneirismo e a não conquista de patricíneios por parte dos USA que não gostaram nada de ser revelada o que faz uma guerra que eles tanto defendem como necessária..
Achei muito justo.

Avatar tinha mais é q ter outro nome.

Não assisti nenhum dos dois, mas prefiro Guerra ao terror.
Avatar esteve muito falado e por isso acho que não ganhou muitas estatuetas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Tudo.ao.mesmo.tempo.agora

Categorias

Mais Avaliados

Blog Stats

  • 27,864 hits
%d blogueiros gostam disto: