Tudo.ao.mesmo.tempo.agora

Review: Lost 6×07 – Dr. Linus

Posted on: 10/03/2010


Sinceramente, eu não sei nem por onde começar.

A única coisa que me vem à cabeça no momento que possa possivelmente descrever o sétimo episódio desta sexta e última temporada é: Agora sim. Esta é a série que eu tanto amo. Os episódios anteriores desta temporada foram apenas o aquecimento.

Porque são episódios assim que me mantiveram fiel a LOST pelos últimos seis anos. “Dr. Linus” trouxe de volta o grande trunfo da série, muito presente nas primeiras temporadas, principalmente na primeira: a habilidade de te emocionar e no segundo seguinte quase te matar de susto para em seguida, te emocionar novamente. O episódio foi simplesmente brilhante do início ao fim e o Michael Emerson… Cara, o Michael Emerson é o meu ídolo. E acabou de garantir o Emmy dele deste ano.

Mas enfim, vamos ao episódio.

Nos flashsideways, Dr. Ben Linus é professor de história européia em uma high school (onde Locke e Arzt também trabalham). Bonzinho, ele lidera um clube de história, para o qual o diretor da escola não dá a mínima e cancela, colocando Ben para supervisionar as detenções. Ben aceita porque ele simplesmente não tem poder nenhum para fazer o contrário.

Em casa, ele toma conta do pai, já bastante idoso e doente. Roger Linus diz que esta não era a vida que ele queria que Ben tivesse – sendo pisado por outros – e que talvez as coisas pudessem ter sido diferentes se eles tivessem ficado na ilha com a Dharma Initiative. O que nos leva a pensar até quando eles ficaram por lá e porque eles foram embora. Lógico que o óbvio seria que eles saíram quando teve a ameaça do incidente e a ilha foi evacuada. Mas se o avião nunca caiu, então os Losties nunca foram para a ilha. E se eles nunca foram para a ilha, como que a bomba de hidrogênio explodiu? O meu raciocínio fez algum sentido? Não?

Enfim, voltando ao flashsideways. Alex é a protegida de Ben e, durante uma aula particular, ela lhe conta que viu o diretor transando com a enfermeira da escola na enfermaria. Ben jura a ela que não vai contar para ninguém, mas logo em seguida pede ajuda a Arzt para hackear a conta de e-mail da enfermeira para poder chantagear o diretor e assim conseguir o cargo dele e o tão sonhado poder. O que ele não contava, no entanto, era que o diretor sabia que seu ponto fraco era Alex, e quando ele ameaça destruir o futuro acadêmico da garota, Ben tira seu time de campo. O que é uma verdadeira ironia, considerando que nesta realidade que ela não é sua filha, ele a protegeu mais.

Na ilha, as coisas estão pretas pro lado do Ben. Ilana descobre que ele matou o Jacob e como o todo poderoso era como um pai para ela é seguro afirmar que ela está possessa. Depois de fugir do Templo e de toda a destruição que o Fake Locke causou, Ilana, Ben, Miles, Frank e Sun voltam à praia onde o acampamento original dos Losties ficava.

Ilana acorrenta Ben a uma árvore e o manda começar a cavar sua própria cova. Uma tarefa um tanto quanto mórbida e que Ben faz o mais devagar possível por razões óbvias. Ele ainda tenta subornar o Miles, que recusa a oferta dizendo que a Nikki e o Paulo estão enterrados ali com mais de oito milhões de dólares em diamantes e que ele não precisa do dinheiro do Ben.

Sem esperanças, ele continua a cavar até que o Fake Locke aparece, o solta e faz uma proposta irrecusável: quando todos forem embora da ilha, Ben ficaria encarregado de protegê-la. Dizendo que ele encontrará uma arma a 200 metros dali para se defender, Fake Locke diz que o aguardará na outra ilha, onde fica a Hydra Station.

Ben foge e Ilana logo vai atrás dele. Quando ela pede para ele atirar logo, Ben apenas pede para se explicar. E aí, meus amigos, foi a melhor cena do episódio e o Michael Emerson é simplesmente brilhante. Eu juro que meu coração se partiu em vários pedacinhos pelo Ben e sua tristeza de ter permitido que sua filha morresse, além da vulnerabilidade que ele apresenta agora sem nenhum poder e sem ninguém que se importe com ele. Foi lindo. Eu fico arrepiada só de lembrar.

Michael Emerson = meu ídolo.

No fim das contas, eles fazem as pazes e voltam para a praia.

Em outra parte da ilha, Hurley e Jack encontram Richard a caminho do Templo. Nosso querido homem eterno os leva ao Black Rock e diz que quer morrer, mas que precisa de ajuda. Quando Hurley pergunta por que ele continua com a mesma aparência de trinta anos antes, Richard diz que Jacob o tocou e com isso lhe deu um dom. Subentende-se a vida eterna. A pegadinha é que ele não consegue se matar, pois este dom não permite e a única forma de ele morrer é se alguém o matar. Por isso ele os levou ao Black Rock, para que um deles acendesse o pavio da dinamite.

Jack, no entanto, sacou a parada toda. Aquele tempo que ele ficou lá olhando para o mar e pensando não foi à toa. Ele entendeu que o Jacob estava os observando desde criança por uma razão e decide ficar com Richard para provar que o mesmo dom que o homem eterno tem, ele também possui e Jacob não os deixaria morrer ali.

E não é que pela primeira vez em muito tempo ele estava certo? O pavio apaga quando a dinamite está prestes a explodir.

Eles voltam à praia e acontece aquele reencontro feliz com o resto do grupo e quando você pensa todos viverão felizes para sempre, eis que surge algo no mar. Eu admito que eu pensei que era fumaça preta, a princípio.

Mas não era.

Era um submarino. E sabe quem estava dentro?

Charles Widmore.

Fade to black.

LOST.

SENSACIONAL. Foi o melhor episódio da temporada até agora e algo me diz que daqui em diante, todos serão assim. Restam apenas nove episódios. Mas este foi brilhante. Nota dez e com louvor.

Ontem à noite depois de assistir, eu estava sem palavras e explodindo de tanta empolgação e curiosidade. Sabe quando foi a última vez que eu me senti assim com Lost? Na season finale da terceira temporada.

Agora sim, a série que eu tanto amo está de volta.

Vocês concordam?

 

 

Anúncios
Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Tudo.ao.mesmo.tempo.agora

Categorias

Mais Avaliados

Blog Stats

  • 28,927 hits
%d blogueiros gostam disto: